Victor The Baby

Esse é o blog do nosso primeiro filhinho.
Cheio de fotos, de dicas, de assunto relacionado ao
baby desde o 6.o mes de gestação.

Post 089 - Matéria sobre avós

Achei interessante a matéria que a Patrícia Maldonado escreveu no seu blog, aliás tem coisas bem interessantes lá, quem quiser vale a pena dar uma olhada.
Ah, e estou postando isso para que possamos aprender, que fique claro que não tenho problemas com as avós nem com os avôs, até poruqe ainda não deu tempo de mimar o Victor tanto assim, rsrsrs.

"Nasci em São Paulo, mas fui criada no interior do estado, na cidade de Valinhos.

Lá, meus avós paternos tinham um sítio incrível e, sempre que dava, juntavam os oito netos. Era uma festa! Minha avó cozinhava super bem e fazia tudo que criança gosta (de maçã-do-amor a pão caseiro).


A gente se pendurava nas árvores, brincava com o meu avô na piscina, era uma festa!

Meus avós maternos moravam em Santos, e era muito gostoso ir pra praia com eles e comer todas as guloseimas que a minha avó fazia (até churros tinha de vez em quando!).

Enfim, pensar nos meus avós sempre me traz ótimas recordações. Adorava estar com eles, contar minhas novidades, ouvir as histórias deles. E é assim até hoje com minhas duas avós: a Lorena e a Josephina que, graças a Deus, estão velhinhas, mas estão aqui, firmes e fortes! Meus avôs, infelizmente já se foram e deixaram muita saudade.

Estou escrevendo tudo isso porque quero falar hoje sobre a relação dos avós com os netos e com os pais. Sendo mãe, incentivo muito a relação entre minhas filhas e os avós. Acho importante e saudável que elas tenham bastante contato com eles. Quero que eles brinquem juntos, que aprendam uns com os outros. Tem coisa mais legal do que ver os seus filhos com os seus pais ou com os pais dos seus maridos? Acho que não...é super emocionante.

Mas pra essas relações darem certo, algumas coisas precisam ser estabelecidas desde que as crianças são bebês. E falo isso, porque já vi muuuuuita confusão familiar!

"Os avós servem para estragar os netos" — quem inventou essa máxima? Não concordo nem um pouco. Claro que na casa dos avós a coisa rola mais solta, com menos horário, com a gaveta de doces aberta o dia todo. Mas tudo tem um limite! Quem decide como vai criar a criança são os pais e os avós precisam respeitar.

Se os pais não querem que a criança tome refrigerante, os avós não podem dar refrigerante, ou então a relação vai começar a degringolar! Os pais não vão ter confiança nos avós. Não vão deixar as crianças sozinhas com eles.

Claro que os pais entendem que os avós deixam a criança dormir vendo TV na sala, por exemplo, claro que a criança vai adorar saber que "na casa dos meus avós pode" , mas o diálogo tem que acontecer pra que avós e pais estejam alinhados e não sejam pessoas concorrendo pelo amor da criança.

Os pais também tem que entender que os avós querem fazer e dar tudo para os netos, basta combinar se não quiserem que o filho ganhe um videogame ou um celular. Cabe aos avós, nesse caso, dizer muitas vezes: "se a sua mãe deixar eu compro tal coisa pra você".

A relação avós/netos é maravilhosa, precisa ser incentivada. Mas todos tem que colaborar. A formação de uma criança depende da família inteira. Nada melhor do que criarmos adultos bacanas juntos, certo?

Beijos,
Pati"



Bjão

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Boa parte de nossa ansiedade, nosso amor, nossas expectativas estão aqui neste blog. Ele foi criado em Julho, quando o Victor ainda estava na 26.a semana de gestação. E de lá para cá, trouxe fotos, trouxe novidades, trouxe um pouquinho de cultura, enfim ... É o blog do nosso baby que estará chegando dia 15/10/2011.

Visitantes sejam bem vindo !

Pages

Tecnologia do Blogger.

About Us

Seguidores