Cheguei ao Post de numero 10. Faltam apenas 990 para o Post de numero 1000, mas estou empenhado para isso.
Hoje, Não vou terminar o Happyness III, devo fazer isso amanhã - antes preciso tirar fotos dos primeiros presentinhos que recebi para incrementar o post.
Recebi ontem, um e-mail da Lu com uma matéria interessante, e como faz parte de um desses e-mails que circulam a net, não vejo problema de postar aqui tambem. Ja que futuros papais podem tambem estar lendo esse post, achei válido.
Segue abaixo:
_________________________________________________
Eles também ficam grávidos
A gestação é um momento único na vida de uma mulher. Mudanças no corpo, sensações estranhas e vontades inusitadas passam a fazer parte da rotina. Até aí, mesmo na primeira gestação, essas transformações não provocam muito espanto, afinal, elas já são naturalmente esperadas.
O que muitos casais talvez não saibam é que os homens também podem sentir certos sintomas da gravidez. E quem, por acaso, desconfia se tratar de pura e simples fantasia está muito enganado. Tais reações são cientificamente comprovadas e levam o nome de síndrome de Couvade.
Manifestação emocional
A explicação é totalmente psicológica. Segundo a psicóloga Joseane Souza, do Núcleo de Pesquisas Clínicas e de Patologias, da USP de Ribeirão Preto, da mesma forma que a mulher normalmente se sente mais fragilizada na gestação, o homem também se sensibiliza com as mudanças.
“O lado emocional da mulher fica abalado e o do homem também, principalmente em relação às questões financeiras e práticas que envolvem o cuidado com o filho que vai chegar. Alguns pais podem ganhar peso, sofrer com enjoos, sentir desejos e, até mesmo, ter crises de depressão”, diz Joseane.
Apesar de causar certa estranheza, a síndrome de Couvade pode ser um bom sinal para o casal. “Antigamente, diziam que o homem só participava da gravidez após o parto do bebê. Hoje, com todas as mudanças socioeconômicas, principalmente a conquista de espaço pela mulher no mercado de trabalho, os pais estão mais participativos mesmo antes do nascimento. Isso tudo é reforçado pela proximidade do casal durante a gestação”, ressalta a psicóloga.
Insegurança
Muitos pais também demonstram certa insegurança durante a gravidez, o que pode assustar algumas mamães, que passam a se sentir isoladas no sentimento pleno de confiança e felicidade, vendo um sonho se realizar.
Essa insegurança, entretanto, não significa que o pai não deseja participar desse momento. Algumas vezes ele simplesmente ainda não “achou seu lugar” no meio de tudo isso ou está reflexivo sobre como será sua vida conjugal após o nascimento do bebê.
Diante desse risco, a psicóloga aconselha a mulher a não deixar de lado a sua vida matrimonial durante a gestação. “O homem não pode se sentir trocado. A chegada de um bebê não implica apenas na preparação do parto. O equilíbrio familiar e a preparação afetiva do casal precisam estar em ordem para receber essa criança”, completa.
Dê uma força
Joseane alerta sobre a importância de a gestante se sentir amparada emocionalmente pelo parceiro, o que ajuda a minimizar as consequências estressantes do momento. Como, então, estimular a maior participação dos pais? Envolvê-los em determinados momentos pode fazer uma grande diferença.
Confira oito dicas para torná-lo mais presente:
1. Marque as consultas do pré-natal em horários em que ele possa acompanhá-la;
2. As ultrassonografias são oportunidades de criar maior conexão com o bebê;
3. A decoração do quarto é mais divertida quando pensada em conjunto;
4. As compras do enxoval despertam a imaginação de como será a interação do bebê com os objetos escolhidos;
5. Surpreender-se com os primeiros movimentos do bebê na barriga é uma forma de sentir mais de perto o que estava só na imaginação;
6. Definir a maternidade é um passo importante para que se sintam seguros;
7. A escolha do nome é sempre divertida, mesmo com as divergências;
8. Não deixe a intimidade de lado. Banhos a dois ajudam a fortalecer o vínculo conjugal.
Post 010 - A Cult Momment
Postado por
Renato
at
quinta-feira, 28 de julho de 2011
1 comentários:
Parabéns, Luciana e Renato!
O blog é fantástico!!
O Victor ficará orgulhoso de vocês quando puder ver todo esse material que vocês estão produzindo!!
E, olha só: tenho 99,999% de certeza de que quando for a minha vez do "positivo", o Gui vai sentir os enjoos, ter desejos...!!!!
Beijos!!
Postar um comentário