Victor The Baby

Esse é o blog do nosso primeiro filhinho.
Cheio de fotos, de dicas, de assunto relacionado ao
baby desde o 6.o mes de gestação.

Post 044 - Não é Facil ser Pai !

Qual o verdadeiro papel do pai durante a gestação?

Estudos comprovam que o interesse do pai pelo passo-a-passo da gestação e do parto traz benefícios para a mulher grávida e para o futuro bebê, como a diminuição das chances de cesareana e do uso de anestésicos.

Qual o verdadeiro papel do pai durante a gestação? Essa é uma das questões que vem revolucionando pesquisas, estudos e considerações à cerca da gravidez e da função masculina nesse processo.

A imagem do pai com um charuto na boca, andando em círculos ou desmaiando ao assistir ao parto não combina mais com as reivindicações do homem atual. Hoje é freqüente que o pai busque mais espaço ao lado dos filhos, e até lute pela guarda da criança em casos de separação. Além disso, há um interesse cada vez mais crescente demonstrado pelos pais em acompanhar a gestação e o parto, antes um verdadeiro tabu no universo masculino.

Diante dessa atual postura paterna, o homem não raro tem assumido uma importante função durante o parto: a de doula, termo usado para designar a acompanhante de parto. De origem grega, a palavra significa serva ou escrava, e refere-se a alguém que esteja familiarizado com os procedimentos de parto, como uma parteira, e que é bastante útil nesse momento.

Apesar de não estar habilitada a realizar qualquer intervenção médica, a presença da doula durante o parto é um importante apoio emocional e psíquico, estabelecendo a confiança e realizando massagens de alívio na gestante. "Enganam-se os que imaginam que a ausência do companheiro não influencia na gestação. Estudos revelam que um dos fatores facilitadores da formação de vínculo entre mãe e filho é a participação do pai durante toda a gestação", informa a psicoterapeuta Vera Iaconelli.

"Estudos mostram que o parto assistido pela doula é 25% mais rápido, tem 50% menos chances de ser cesárea, 40% menos de ser fórceps e diminui em 30% o uso de analgésica", revela Vera, complementando que "o pai torna-se capaz de exercer a maternagem na esposa, possibilitando que ela cumpra a maternagem no bebê. Em contra partida, a ausência do mesmo é um dos fatores de risco para a depressão pós-parto".

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Boa parte de nossa ansiedade, nosso amor, nossas expectativas estão aqui neste blog. Ele foi criado em Julho, quando o Victor ainda estava na 26.a semana de gestação. E de lá para cá, trouxe fotos, trouxe novidades, trouxe um pouquinho de cultura, enfim ... É o blog do nosso baby que estará chegando dia 15/10/2011.

Visitantes sejam bem vindo !

Pages

Tecnologia do Blogger.

About Us

Seguidores